sábado, 10 de janeiro de 2009

POR QUE

Desde criança, os pais ensinam os perigos em brincar com fogo, em colocar o dedo na tomada e mexer na gaveta de facas.
Por que mesmo assim insistimos em fazer todas essas coisas?
Por que não nos contentamos em escutar a voz de nossos pais que nos alertam dos perigos?
Por que mesmo sabendo que existem coisas ruins pra gente, nós preferimos sentir em nossa pele mesmo assim?
Passamos pra prática aquilo que é ruim e aquilo que trás dor e amargura pras nossas vidas.
Talvez você esteja pensando no exemplo que eu dei sobre as crianças, e pensar nessa postura delas pelo fato de serem crianças, imaturas, e não terem passado por experiências ruins ainda na vida. Contudo posso dar o mesmo exemplo, porém substituindo a tomada por outros perigos, mas ao invés de crianças, colocar os adultos nesse exemplo.
Por que mesmo ao ver uma placa de correnteza na praia, queremos entrar no mar mesmo assim?
Por que quando nossa conta bancária não está tão cheia, insistimos em fazer dívidas atrás de dívidas ao invés de parar quando ainda a situação não saiu do controle?
Por que muitas vezes ao discutir com alguém, não paramos antes que comece troca de ofensas, ou ódio no coração pela pessoa?
Por que mesmo sabendo que certa coisa não vai ser boa prática, mas a gente vai lá e pratica?
Existem algumas semelhanças entre o exemplo das crianças e dos adultos. Ambas tem imaturidade mental. Nos tornamos semelhantes a crianças quando não obedecemos ao nosso Pai e vamos mais longe do que o permitido.
Ele nos alerta do perigo, mas mesmo assim, vamos além e sentimos na pele, e porque queremos, tapamos os ouvidos para agir confirme nossa vontade.


A pergunta que não quer calar: Por que mesmo assim então atraímos para nossas vidas as piores escolhas?
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:21)

Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. ( 3 João 1:11)

Precisamos obedecer ao Senhor de alma e coração.

E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus. (Deuteronômio 30:2,3)

Assim como um pai alerta seu filho do perigo enquanto ele não conhece esse perigo, Deus nos deixou sua palavra pra alertar as coisas que fazem mal pra gente, Ele nos deixou cientes de tudo.
Deus muitas vezes não precisa nos dizer a conseqüência do que vai acontecer, Ele apenas diz: NÃO! Um exemplo disso foi no Jardim do Éden quando Ele proibiu Adão e Eva de comerem o fruto. Deus não falou o que aconteceria, mas mesmo assim, o instinto humano fez com que eles avançassem, comessem e ver o que ia acontecer.
Muitas vezes falta temor. Com as coisas de Deus não se brinca. Não podemos brincar com o certo e o duvidoso. Damos tiro no escuro sem medo de ver aonde esse tiro vai acertar.
A resposta para todos os porquês descritos aqui, se resumem numa vida de busca constante a Deus, e nos lembrar do caminho que devemos seguir, que é caminho de paz, que faz com que o mal se elimine das nossas atitudes.


Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. (I Pedro 3:9)

Deus abençoe.