sábado, 10 de janeiro de 2009

O BEBÊ E SEUS BRINQUEDOS

O bebê brinca com os brinquedos, espalha por todo canto. Corre de lá pra cá, daqui pra lá, se esbalda! Mas ele precisa guardar os brinquedos na caixa, já passou dos limites, tudo está fora do lugar. Porém, ele continua correndo de um lado pro outro, espalhando cada vez mais tais objetos. Chega um ponto que o bebê tropeça no meio da bagunça que ele mesmo deixou no caminho, pois estava na hora de cuidar disso, mas ele continuou brincando, e não deu ouvidos para fazer o que tinha que ser feito.
Após cair, ele fica caído, machucado, afinal, é um bebê, não tem firmeza no corpo, só tem forças quando seu pai está lhe segurando. Ele lamenta muito porque agora não pode fazer nada, não está em condições para guardar tudo que está espalhado. Quando ele podia, não deu valor, e agora que não pode, fica com vontade de voltar atrás, de cuidar de tudo para não sofrer outra queda.
Um bebezinho não pode ir muito longe sem a ajuda de seu pai, e logo o pai chega com seus braços abertos para tirar seu filhinho do sufoco. Ele limpa as feridas, sara, ensina, e finalmente o levanta, para que seu filho possa voltar novamente à atividade, e poder guardar aquilo que o fez tropeçar, afinal, o bebê se mostrou realmente arrependido e disposto a mudar.


Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, (Atos 3:19)

Quando o bebê fica de pé, ele volta a brincar com os mesmos brinquedos, e da mesma maneira, torna a espalhar, e totalmente descuidado como antes. Ele aproveita sua disposição para fazer aquilo que ele quer, e não o que deveria ser feito. Isso mostra que na verdade ele não estava arrependido de ter espalhado os brinquedos, mas estava somente chateado pelas coisas que ele gosta tanto de fazer, que é bagunçar seus brinquedos, lhe fazem mal, e cair.
Se os brinquedos permaneceram espalhados, eu não preciso nem dizer o que aconteceu novamente né? O bebê tropeçou novamente em mais um de seus brinquedos. Isso não teria acontecido se ele tivesse aproveitado a força que seu pai lhe deu para consertar o que estava ao seu redor. Ele simplesmente ignorou, e usou de suas condições para continuar na mesma.

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. (João 8:24)

O pai dele não o levantou para continuar correndo risco de tropeçar e cair, mas o levantou para que ele recolhesse a bagunça. O pai não pode fazer isso por um filho, pois cada um deve se responsabilizar pelas escolhas feitas, e deve cumprir com as obrigações de obedecer e deixar as coisas certas. Quando não se guarda os brinquedos na caixa, que é algo simples de se fazer, imagina as outras coisas. Quem tem criança em casa, sabe o quanto é importante desenvolver esse hábito desde a infância.
Se o bebê guardasse os brinquedos, certamente não teria altos e baixos, pois você concorda, que enquanto ele não fizer a coisa certa, ele vai se deparar sempre com o mesmo obstáculo? Com certeza vai.
Obedecer a voz do pai, é o melhor que se pode fazer, pois uma criança não sabe o que é melhor pra si.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21)

Agora reflita:
O bebê representa você, os brinquedos são os pecados, e o pai é Deus.
Temos que parar de brincar com os pecados, de tropeçar sempre nas mesmas coisas. Quando estamos fortes na fé, não aproveitamos para colocar nossa vida em ordem, mas continuamos vivendo e brincando naturalmente, porém, todo pecado ao nosso redor prevalece, e uma hora ou outra vamos tropeçar, cair e até mesmo nos machucar. Quando você estiver caído, conseqüentemente clamará pelo Pai, para que Ele possa te dar o socorro. Mas você clamará para que? Para que ele te de a chance de você consertar a sua vida ou de continuar brincando? O arrependimento deve ser verdadeiro. Deus te levanta para vencer.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (II Crônicas 7:14)

Deus abençoe,