quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DOENTES




Ficar doente não é nada agradável. Andamos cheios de saúde e vitalidade, e derrepente o corpo começa a dar sinais que algo não vai bem.
Nossa rotina é modificada. O corpo fica fraco e já não é tudo que conseguimos fazer.
Nossas atividades se limitam por estarmos, de alguma forma, impedidos de desenvolver nossos afazeres.
Há quem tire proveito da doença para dar uma pausa ao excesso nas atividades que se estava desenvolvendo ao decorrer dos dias. Mas há também quem fique inquieto por ser obrigado a interrompê-las.
Além de paralisar os feitos, o corpo também acaba não suportando os alimentos que já estamos acostumados a ingerir. Acaba-se comendo coisas mais leves, isso quando se faz uma alimentação!
Resumindo: Ficar doente é ficar frágil, paralisado e não se alimentar direito.
A descrição acima, é da doença física, mas, o que eu gostaria de compartilhar nesse texto de hoje, é a doença espiritual, mas especificamente, a igreja doente. É um tema abrangente, mas farei a descrição de uma maneira mais resumida.
Foram citados os sintomas da doença física, pois elas se assemelham aos sintomas da doença espiritual. Vejamos as comparações a seguir.
As maiorias dos cristãos já passaram, ou estão passando por frieza espiritual, ou seja, estão doentes. E porque isso acontece?
Assim como a doença física vem por conseqüência de um descuido do corpo, a doença do espírito também vem por descuido do corpo.
Se, por exemplo, nós não nos alimentamos direito, isso acarretará em doenças como anemia, desnutrição, entre outras. Assim como também se paramos de nos alimentarmos da palavra de Deus, nosso corpo ficará doente.

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (Lucas 4:4)

É necessário buscar saúde espiritual nAquele que é a fonte de vida, Jesus. Sem ele não há vida, assim como Ele mesmo já disse que é o caminho, a verdade e a vida!
Quando estamos doentes espiritualmente, não temos fome, não temos sede, e assim, não conseguimos forçar a tal ingestão, ou seja, não queremos saber de ler a bíblia, não queremos orar, não buscamos a face de Deus, achamos que o culto está demorado, e por fim, paralisamos, estamos doentes!
E como eu disse no começo do texto, há quem goste de ficar doente, para dar uma pausa nas atividades. Aí o ministro do louvor já acha bom não ter que ir mais cedo pra igreja, o outro já fica mais aliviado por não ter que parar um pouco do seu dia pra ler a bíblia, e assim vai. Infelizmente, há quem tire proveito da situação, como se servir a Deus fosse um trabalho pesado, o que na verdade não é.
Mas há também o doente que fica inconformado com a situação. Aquele que quer comer, mas não consegue. Aquele que andar e não consegue, mas, infelizmente, é muito difícil se recuperar sozinho, e é aí que entra a igreja, o corpo de Cristo.

Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. (Romanos 12:5)

Se uma parte do corpo está doendo, certamente o resto do corpo sentirá. Se você bater o dedinho na quina da mesa, o corpo todo sofrerá alterações, o corpo fará sua locomoção mancando, os olhos e a boca franzindo com a tamanha dor, e é por isso, que na bíblia a igreja é comparada a um corpo.
É no período de doença que os membros devem se unir, para que a recuperação seja a mais rápida possível.
Na doença física, para que a recuperação seja mais rápida, é necessário descobrir o diagnóstico e combater a causa da doença, medicando-a.
Assim também é na doença espiritual. Não podemos demorar à pedir o socorro de Deus, Ele é o nosso médico. É Ele quem nos dará a força para que não cheguemos à falência. Nesse momento, deve-se haver reconhecimento em saber que temos que nos recuperar para a honra e glória dEle.
Um corpo doente não fará a diferença no mundo. Se o mundo olhar para uma igreja doente, como elas vão querer fazer parte da igreja de Cristo?
Se você não está doente, fique firme, e continue se cuidando, você faz parte do corpo de Cristo.
Se você está doente, se apegue em II Crônicas 7:14:

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Jesus é o remédio para nossas vidas. Ele quer uma igreja unida e sarada. Levante-se do leito de morte, pois a sua vida sadia é fundamental para que o nome de Deus seja engrandecido, e você seja uma benção na terra.

Paloma Montenegro
9 de Setembro de 2009